quarta-feira, 20 de maio de 2009

Em Defesa da Infância”

O Blog Diga Não À Erotização Infantil convida todos os blogs e sites amigos da criança a participarem da segunda blogagem coletiva “Em Defesa da Infância”, dias 18 e 25 de maio de 2009.

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi instituído pela Lei 9.970. A idéia surgiu em 1998 quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país. Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Foi escolhido o 18 de maio em homenagem à menina Araceli. Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Dia 25 de maio é o Dia Internacional Das Crianças Desaparecidas. A data refere-se ao dia do rapto do menino americano Etan Patz, em 1979. Etan tinha seis anos e jamais foi encontrado. Em 1983, os EUA reconheceram a data. Na Europa a data foi introduzida pela ONG Child Focus, após o caso Marc Dutroux, belga que raptou, estuprou e matou seis meninas. No Brasil o símbolo maior da luta pelas crianças desaparecidas é Arlete Caramês, mãe de Guilherme, desaparecido desde 17 de junho de 1991.

COMO PARTICIPAR DA BLOGAGEM COLETIVA E DE NOSSO MOVIMENTO

No dia 18 de maio próximo poste em seu blog textos sobre exploração sexual, abuso sexual, pedofilia e perigos na internet para crianças. Não teremos um texto padrão. Você pode pesquisar em nosso blog ou sites de notícias e escolher o texto que mais lhe agradar para postar em seu site. O importante é repassar as informações, alertar, protestar! Informar às pessoas de como elas podem reconhecer que uma criança está sendo abusada, como e onde denunciar, alertar pais e crianças sobre os perigos da Internet, exigir o fim da impunidade e que todo crime contra crianças seja considerado hediondo.

No dia 25 de maio, pedimos ajuda mais uma vez para divulgação de nosso Movimento Pela Criação do Alerta Amber no Brasil. O Alerta Amber é um alerta nacional de crianças desaparecidas dos EUA. Queremos que um alerta semelhante seja implementado em nosso país. Em cerca de 75% dos raptos, a criança é morta nas primeiras horas por seus seqüestradores e cerca de 10 a 15% das crianças desaparcidas podem jamais ser encontradas. A criação de um cadastro e alerta efetivo de crianças raptadas poderia mudar esse contexto, salvando vidas, quando a notícia do desaparecimento da criança fosse alardeada rapidamente, principalmente pelos meios de comunicação. Recentemente, o Deputado Alfredo Kaefer apresentou, na Câmara dos Deputados, projeto de lei para criação do alerta nacional. Queremos pressionar para que seja rapidamente aprovado e efetivado. Leia aqui mais sobre nosso Movimento e ajude a divulgá-lo.

Para a semana de 25 de maio, convidamos a uma blogagem coletiva a respeito do drama das crianças desaparecidas e raptadas que também pode ser pesquisando em nosso blog clicando AQUI. Quem quiser também poderá divulgar a imagem de nosso Movimento ou nosso vídeo de divulgação, em seus blogs ou através do orkut.

http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com

Muito obrigada à solidariedade de todos que ajudarem esse Movimento.

“A criança é o princípio sem fim. O fim da criança é o princípio do fim. Quando uma sociedade deixa matar as crianças é porque começou seu suicídio como sociedade. Quando não as ama é porque deixou de se reconhecer como humanidade.

Afinal, a criança é o que fui em mim e em meus filhos enquanto eu e humanidade. Ela, como princípio, é a promessa de tudo. É minha obra livre de mim.

Se não vejo na criança, uma criança, é porque alguém a violentou antes, e o que vejo é o que sobrou de tudo que lhe foi tirado. Diante dela, o mundo deveria parar para começar um novo encontro, porque a criança é o princípio sem fim e seu fim é o fim de todos nós.”

Herbert de Sousa (BETINHO) -Sociólogo

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Um dia minha alma se abriu por inteiro

Um dia minha alma se abriu por inteiro
e as coisas começaram a acontecer.
Coisas que não consigo explicar, quer dizer;
eu chorei
e chorei como jamais havia chorado.
Chorei lágrimas de dez mil mães.
Eu não podia sentir coisa alguma,
porque chorei até ficar entorpecida.

Um dia minha alma se abriu por inteiro.
Senti um orgulho irresistível
Do que eu me orgulhava,
só Deus sabe!
Como o orgulho de cem mil pais
iluminados pela glória de seus filhos recém-nascidos,
eu sorria de orelha a orelha.

Um dia minha alma se abriu por inteiro
comecei a rir
e ri pelo que me pareceu ser uma eternidade.
Não que houvesse qualquer coisa de particularmente engraçado acontecendo,
mas eu ri mesmo assim.
Ri com a alegria de um milhão de crianças brincando na lama.
Ri até a barriga doer.
Meu Deus como foi bom!

Um dia minha alma se abriu por inteiro.
Houve revelações e resoluções,
sentimentos de dúvida e traição, vingança e perdão,
lembranças de coisas que vi, de coisas que fiz,
de lugares por onde andei, embora não soubesse quando.
Houve vidas que vivi,
pessoas que amei,
batalhas que travei
vitórias que tive
e guerras que perdi.

Um dia minha alma se abriu por inteiro
e para fora foi despejado
tudo aquilo que eu andava escondendo
e negando,
e vivendo,
coisas que aconteceram há instantes apenas.

Um dia minha alma se abriu por inteiro
e eu decidi
que estava curada e pronta!
e assim com a alma pronta
eu me sentei e escrevi um bilhete........


"Gemmia L. Vanzant"

domingo, 10 de maio de 2009

Cachecol infantil


Olha aí o cachecol que fiz para a Mariana, filha da minha amiga Ro. Espero que ela tenha gostado. Para dar um efeito, ao redor fiz uma carreira de ponto segredo em crochê e não esqueci do detalhe do cãozinho que sei que ela gosta.

sábado, 9 de maio de 2009

Pelerine fofinha


Essa Pelerine aprendi em 2005, quando minha irmã se apaixonou por uma peça que ela viu, me pediu e fui fazer o curso para aprender, só que a dela na época fiz com o fio Macarena. Perdi a receita original e resolvi tentar fazer de cabeça, fui lembrando, fazendo e desfazendo e aqui está ela finalmente.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

DIA DAS MÃES


Sempre me pergunto sobre o verdadeiro significado da palavra ALEGRIA, visto sob o contexto de uma mãe.
Penso que ALEGRIA seja ver o caminhar do filho em busca de sua realização completa, como ser humano e como profissional, quando adulto.
Sim, por que, quando seu filho está bem, você mãe, também está; quando seu filho ainda não conseguiu visualizar a estrada a seguir, você fica alerta.
E assim é.
Ser mãe é nunca mais estar só, mesmo que seu filho não esteja próximo, porquê no coração de uma mãe, sempre estará presente pedaços das sementes que plantou ao longo de sua caminhada.
Amo meus filhos, quero e sempre quis o melhor para eles.
Tenho orgulho deles, dos homens que estão se tornando, buscando seu lugar no mundo, o mais velho me deu uma neta linda que é a luz da minha vida.
Enfim, sou simplesmente mãe.

Parabéns à todas as mães do mundo!

xale amarelo

Fiz com o fio Lira e para não ficar muito básico coloquei uns fios dourados para dar efeito.